Tredegar anuncia acordo de venda (agreement to sell) da Terphane para o Grupo Oben

Publicado em 01/09/2023

São Paulo, 1 Setembro 2023 – A Tredegar Corporation (NYSE:TG) anunciou hoje a assinatura do acordo de venda (agreement to sell) da Terphane (www.terphane.com) para o Grupo Oben (www.obengroup.com). A Terphane tem aproximadamente 500 colaboradores, com matriz no Brasil (São Paulo), exporta para mais de 29 países e conta com operações industriais no Brasil (Cabo de Santo Agostinho-PE) e nos Estados Unidos (Bloomfield-NY). O valor base livre de dívida da transação é de US$ 116 milhões, e seu fechamento dependerá do cumprimento das condições habituais, incluindo a liberação pelas autoridades regulatórias concorrenciais no Brasil e na Colômbia.

John Steitz, Presidente e CEO da Tredegar, esclarece: “Acreditamos que a compra da Terphane pela Oben aumentará a escala e as oportunidades de crescimento no extremamente competitivo mercado global de embalagens flexíveis.”

Gonzalo Belaunde, CEO da Oben, completa: “Estamos entusiasmados com a assinatura do acordo para adquirir a Terphane, uma importante produtora de filmes de BOPET no Brasil.  A conclusão dessa transação fortalecerá a posição da Oben como player global no setor altamente competitivo de filmes flexíveis, expandindo a capacidade de produção de filmes BOPET e fornecendo uma ótima plataforma para expandir a capacidade de produção de outros filmes, especialmente BOPP, nos EUA e no Brasil. Esperamos que nossas operações e conhecimentos combinados, bem como as sinergias criadas pela transação, aprimorem nossos serviços aos clientes. Estamos ansiosos para que os funcionários da Terphane se juntem à equipe da Oben.”

Para José Bosco Silveira Jr., Presidente do Grupo Terphane, ” Com a adição das operações da Terphane no Brasil e nos Estados Unidos, o Grupo Oben terá uma presença operacional nos dois maiores mercados consumidores de embalagens flexíveis das Américas, fortalecendo sua posição no altamente competitivo mercado global de filmes plásticos.  O alto nível de especialização, conhecimento técnico, tradição mercadológica e a capacidade de inovação da Terphane em filmes especiais de poliéster, juntamente com o amplo portfólio de produtos e de fabricação da Oben, permitirão que o futuro negócio conjunto expanda ainda mais sua proposta de valor para os clientes do mercado de embalagens nas Américas e no mundo.

Bosco lembra ainda que a Terphane permanecerá sob o guarda-chuva da Tredegar Corporation e operará de forma totalmente independente do Grupo Oben, enquanto a análise e aprovação das autoridades concorrenciais não são concluídas.  “Nosso foco continuará sendo o de aproveitar o incrível time de profissionais da empresa para desenvolver e produzir soluções que ajudem nossos clientes diretos (a indústria de conversão de embalagens) e os proprietários de marcas a criarem embalagens melhores, mais seguras, mais competitivas e sustentáveis”, acrescenta.

Sobre a Tredegar:

Os negócios da Tredegar estão focados em três áreas industriais: extrusão de alumínio para os mercados norte-americanos de construção civil, automotivo e especialidades; filmes para proteção de superfície para aplicações de alta tecnologia na indústria global de eletrônicos; e filmes de poliéster para o mercado de embalagens flexíveis e indústria. As vendas da Tredegar em 2022 chegaram a US$ 939 milhões. Ao todo são cerca de 1.800 colaboradores em plantas na América do Norte, América do Sul e Ásia.

Sobre a Oben:

A Oben é um importante player do mercado de insumos para a indústria de embalagens flexíveis, com mais de 31 anos de experiência na produção de filmes flexíveis de última geração, com localizações estratégicas em mais de 17 países e vendas para mais de 40 países nas Américas, Europa e África. Possui um portfólio diversificado que inclui BOPP, BOPET, BOPA, BOPE, CPP, além de produtos revestidos por extrusão e termoformados.

Link para o press release da Tredegar: https://ir.tredegar.com/news-releases/news-release-details/tredegar-agrees-sell-terphane-oben-group