Nova Metalizadora entra em operação na planta da Terphane em Cabo de Santo Agostinho

Publicado em 08/09/2022

O equipamento garantirá um aumento de aproximadamente 30% na capacidade de metalização de filmes de poliéster.

São Paulo, setembro 2022 – Com o objetivo de expandir sua capacidade produtiva para atender à demanda por filmes metalizados de alta barreira, a Terphane (www.terphane.com), líder de tecnologia em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player global com operações no Brasil e Estados Unidos, investiu em mais uma metalizadora de última geração da Bobst. O equipamento, que incorpora a mais moderna tecnologia para metalização de filmes das Américas, entrará em operação em setembro na planta industrial de Cabo de Santo Agostinho (PE).

Como explica Mauro Castro, gerente de Produção e responsável por Projetos Estratégicos da Terphane, este é o segundo equipamento do gênero instalado na empresa e nas Américas. “Sua tecnologia garante maior qualidade de deposição e consequente redução de possíveis defeitos durante a metalização. A inspeção dos filmes é feita em linha e o equipamento consegue detectar pequenas falhas na metalização, imperceptíveis a olho nu.”

Dados da consultoria internacional Markets & Markets estimam que o mercado global de embalagens plásticas flexíveis metalizadas chegue a US$ 5,8 bilhões já em 2025, contra US$ 4,5 bilhões registrados em 2020. Um dos principais drivers para este avanço é a migração de produtos tradicionalmente apresentados em embalagens rígidas (lata, cartonado e vidro) para embalagens flexíveis, aumentando a demanda por filmes especiais com alta barreira a umidade, vapor d´água e luz. Entre os principais mercados, destaque para alimentos como lácteos, legumes em conserva, atomatados, pet food, cafés entre outros.

“A Terphane tem em seu DNA acompanhar as principais tendências globais de consumo e justamente por isso, investimos continuamente na ampliação de nossa capacidade e na produção de filmes alinhados a estes novos hábitos”, confirma José Bosco Silveira Jr., Presidente do Grupo. Segundo ele, “os investimentos contínuos preparam a Terphane para atender aos mercados de poliéster de forma ainda mais eficiente e tecnológica, e acompanhando o crescimento da participação das embalagens flexíveis nos diversos mercados. Ano a ano, estas embalagens ganham mais espaço nas gôndolas e conquistam a preferência dos consumidores por sua estrutura que garante funcionalidade, leveza, menor geração de resíduos sólidos e excelente custo-benefício.”

Os filmes metalizados permitem substituir a folha de alumínio por um filme de poliéster de altíssima barreira, em diversas aplicações, garantindo uma melhor relação custo-benefício por sua espessura reduzida e melhor processabilidade nas linhas de conversão de embalagens e de envase nos brand owners. “Uma solução de embalagem que utiliza PET metalizado, ao invés da folha de alumínio, também tem uma pegada de carbono muito mais baixa, trazendo benefícios de sustentabilidade para toda a cadeia produtiva”, explica Bosco.

Eduardo Petroni, Managing Director da Bobst Latinoamerica do Sul, completa: “Temos um grande orgulho de acompanhar o sucesso e o crescimento da Terphane globalmente e, principalmente, apoiá-la nos desafios de atender a um mercado cada vez mais exigente em termos de competitividade e sustentabilidade. Ficamos felizes que as tecnologias da Bobst permitam à Terphane atingir seus objetivos estratégicos.”

Desde a sua fundação em 1976, a Terphane concentra-se no desenvolvimento de tecnologias e processos de fabricação de filmes especiais de poliéster biorientado (BOPET). Sua equipe possui ampla experiência e conhecimento em produção, revestimento e metalização de filmes. A empresa se destaca ainda por uma cadeia verticalizada que vai desde a produção da resina até a extrusão de filmes especiais. Esta característica garante um desempenho único aos filmes Terphane e a coloca como líder de mercado na América Latina e um importante player global. A Terphane faz parte do grupo industrial norte-americano Tredegar.