Filmes anti-fog da Terphane melhoram a aparência e garantem segurança alimentar

Publicado em 13/08/2020

O material já é usado com sucesso na Europa e EUA, para alimentos frescos, especialmente frutas, legumes e verduras em embalagens plásticas transparentes. São

São Paulo, Agosto 2020 – Em resposta à crescente demanda dos consumidores por embalagens que garantam conveniência, eficiência, aumento de vida de prateleira (shelf life) e segurança alimentar, a Terphane (www.terphane.com), líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player global, desenvolveu uma linha de filmes PET que atende aos requisitos de aparência e segurança.

E esta preocupação é ainda maior quando falamos do segmento FLV (frutas, legumes e verduras). Os consumidores querem produtos frescos, mas não abrem mão da segurança e da aparência. Assim, as embalagens devem ter sua hermeticidade garantida e garantir também uma maior shelf life para estes itens; se forem transparentes, permitindo a visualização clara dos alimentos, ainda melhor.

Contudo, as embalagens transparentes tradicionais para gôndolas refrigeradas têm que resolver outro problema: evitar o efeito de embaçamento (fog) que ocorre quando a umidade interna condensa na superfície interna da embalagem, formando pequenas gotas que podem impedir ou distorcer a visualização do produto. E isto sempre resulta em perda de vendas e aumento do desperdício de alimentos.

Para atender a este mercado, a Terphane desenvolveu uma linha de filmes PET antifog seláveis, usados com sucesso nos Estados Unidos e Europa como tampas (lidding) para bandejas de FLV. A solução proposta consiste em bandejas de poliéster (APET), seladas com filmes de PET, substituindo os bags com zíper, bandejas com tampa rígida (clamshell) ou bandejas de poliestireno expandido (EPS) com filmes de PVC.

E como o filme antifog da Terphane funciona? Quando a umidade na embalagem condensa na superfície do filme, o filme antifog mescla esta condensação, possibilitando uma visão clara e limpa do produto, garantindo a aparência de produto fresco e, portanto, atraindo mais a atenção dos consumidores.

São diversos grades de filmes com tratamento antifog, inclusive com atributos como easy-peel (fácil abertura) ou lock seal (selagem permanente) e o inovador sistema re-selável (Sealphane® Reseal). Entre os filmes antifog do portfólio da empresa, destaque para:

• Sealphane® 10.63CTAF desenhado para selar em bandejas APET de produtos frescos ou refrigerados. As bandejas seladas com o Sealphane® 10.63CTAF tem alta transparência, redução de fogging e são fáceis de serem abertas pelo consumidor, embora ainda sejam tamper evident (mostram possíveis violações).
  •  Sealphane® 10.94TAF desenhado para uso em embalagens flowpack, stand up pouches (SUP) ou bandejas APET. A selagem resistente permite embalar produtos pesados e também garante tamper evidence no caso de tampas para bandejas.

Normalmente, os filmes antifog BOPET tradicionais usam coatings químicos à base de solventes para a selagem a quente. Graças a um processo de coextrusão altamente tecnológico, os filmes da Terphane têm o agente antifog incluído em sua própria estrutura, o que garante o prolongamento da propriedade anti embaçamento e uma melhoria considerável da selagem, inclusive com redução da temperatura necessária. Estes são atributos bastante importantes para os brand owners, varejo e para o consumidor final. A solução antifog da Terphane também é ambientalmente positiva, facilitando a reciclagem pós consumo por tratar-se de uma embalagem mono material.

Outra possibilidade, é a substituição das embalagens rígidas do tipo clamshell pelos filmes PET da Terphane. Além de garantirem a redução do uso de material plástico na embalagem em cerca de 30%, também permitem utilizar uma mescla de filmes PET tradicionais com filmes da linha sustentável Ecophane®, com no mínimo 30% de PET reciclado pós consumo grau alimentício.