SUSTENTABILIDADE

VISÃO GERAL

A Terphane acredita que boa parte das soluções sobre a sustentabilidade, principalmente no mercado de embalagens flexíveis, reside na integração de todos os elos da cadeia produtiva e que todos os elos precisam pensar juntos sobre como ‘sustentabilizar’ a embalagem.

E um dos pontos fortes das embalagens flexíveis de poliéster é justamente a leveza em comparação às embalagens rígidas. Como consequência do menor peso, é possível otimizar o processo e a logística. Outros atributos são a otimização do espaço de transporte e de armazenagem; diversas opções de sistemas de abertura e refechamento; e um melhor ‘painel de exposição’ na gôndola. E, claro, a embalagem flexível faz menos volume no lixo.

Sustentabilidade é um assunto tão estratégico para a Terphane que a empresa desenvolveu uma Plataforma de Sustentabilidade baseada em três pilares:

1 - Plantas TERPHANE – Ações voltadas diretamente para diminuir a pegada de carbono e o impacto Ambiental das plantas Terphane no Brasil e EUA.

2 - Sociedade e Ambiente de Negócios – Ações de suporte à reciclagem e aumento da reciclabilidade de estruturas plásticas laminadas que utilizem BOPET. Ações ligadas também à sociedade ao entorno das plantas.

3 - Produtos e Soluções – Lançamento de produtos com menor pegada de carbono em linha com a expectativa de clientes brand-owners, consumidores finais e governos. Suporte à clientes para o lançamento de estruturas de embalagens mais sustentáveis.



 

Sobre produtos mais sustentáveis, a empresaoferece soluções para o mercado brasileiro. A solução inovadora sustentável linha Ecophane® é composta por 2 famílias de produtos sendo: rPET produzida com pelo menos 30% de resina PET recicladas pós consumo e bPET filme biodegradável, com tecnologia que possibilita a degradação em aterros sanitários.


 

Vale lembrar que todos os filmes de poliéster produzidos pela Terphane são recicláveis e especificamente a nova linha Ecophane® incorpora o conceito de Economia Circular. Ou seja: embalagens descartadas pós consumo são recicladas e voltam a ser embalagem para novas aplicações.

 

 

 

Além da linha inovadora sustentável Ecophane® destacamos os filmes metalizados que substituem as tradicionais estruturas laminadas com alumínio. Estes filmes, especialmente em pouches, também são ótimos substitutos para as embalagens rígidas. As principais vantagens do metalizado: processo de produção simplificado; otimização logística pela redução de peso da embalagem, possibilidade de ocupar melhor o espaço do modal de transporte e da área de armazenagem; flexibilidade de formatos e diversidade de sistemas de abertura/refechamento.

Outra solução inovadora da Terphane é o filme PET para oven bag que possibilita o cozimento ou aquecimento dos alimentos de forma rápida, fácil e segura na própria embalagem. O principal diferencial é a possibilidade de colocar a embalagem no micro-ondas ou fornos convencionais (até 210°C) e suportar baixas temperaturas de refrigeração e/ou congelamento (até -30ºC). Também é possível usar uma única embalagem, mono material (poliéster) e reciclável, dispensando a embalagem externa.

 

A Terphane também é a primeira empresa do setor a adotar um rack plástico, com estrutura metálica, dobrável e retornável, para enviar as bobinas de filmes para seus clientes. Além de reforçar o conceito de retornabilidade e preservar as árvores que antes eram utilizadas para este fim, estes racks evitam possíveis contaminações do ambiente fabril e dos produtos por insetos, fungos e outros resíduos que poderiam estar “escondidos” na madeira dos racks tradicionais.

Dúvidas sobre como otimizar seu negócio ou embalagem, entre em contato conosco.

 

 

 

Terphane | Filme de poliéster

LIDER NA FABRICAÇÃODE FILMES ESPECIAIS DE POLIÉSTER

entre em contato conosco para mais informações