RACKS RETORNÁVEIS

TERPHANE OTIMIZA LOGISTICA DE MOVIMENTAÇÃO DE BOBINAS DE FILMES COM O USO DE RACKS RETORNÁVEIS

São Paulo, Julho 2018

A partir da demanda de alguns clientes, a Terphane (www.terphane.com), líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um dos maiores players mundiais, teve que repensar a logística de envio das bobinas de filmes para seus clientes. Especialmente os clientes da área de alimentos indicaram que os tradicionais paletes de madeira não seriam mais aceitos em sua operação. O motivo principal: evitar riscos de contaminação do ambiente fabril e dos produtos por insetos, fungos e outros resíduos que poderiam estar “escondidos” na madeira.

“Depois de uma minuciosa pesquisa de mercado identificamos um rack plástico, com estrutura metálica, dobrável e retornável, como a solução ideal”, explica Edgar Malta, Gerente de Supply Chain da empresa. Os testes mostraram inúmeras vantagens, sendo a principal a manutenção da integridade das bobinas dos filmes enviados para os clientes. A estabilidade e a possibilidade de empilhamento também são características com impacto positivo na operação logística.

Para os clientes, o sistema foi ainda mais positivo por ser totalmente limpo – higienização fácil e garantida - e otimizar a ocupação do espaço nas fábricas. “Estes racks estão alinhados ao conceito de HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point), particularmente relevante nas indústrias de alimentos”, comenta Malta.

A operação em si também tem se mostrado bastante simples: o rack de uma entrega é retirado vazio na próxima entrega. Desmontá-lo é igualmente fácil e feito sem prejuízo dentro da operação do próprio cliente. Hoje a Terphane estima que cada rack possa ser reutilizado 400 vezes, sem qualquer prejuízo em sua estrutura ou comprometimento de sua funcionalidade.

“A Terphane é a primeira empresa no Brasil a adotar uma solução logística deste calibre na área de filmes para embalagem. Uma solução que ajuda a reduzir a pegada de carbono, contribuindo para o desempenho sustentável da cadeia de valor de embalagem. A adoção do sistema reflete ainda o entendimento de que as necessidades dos clientes devem ser atendidas com eficiência e, sempre que possível, indo além e agregando valor ao seu produto, à sua marca e ao negócio como um todo”, completa o Gerente.

Sabidamente o gerenciamento da movimentação de embalagens retornáveis é uma grande oportunidade de negócio na Cadeia de Abastecimento, especialmente porque é possível compartilhar os benefícios de um investimento, viabilizando todo o sistema. O modelo adotado pela Terphane vai de encontro ainda à Logística Reversa. Um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos pós-consumo – neste caso consumo industrial - e seu retorno ao ponto de origem. “Todo o processo gira em torno da recuperação do valor. Ao adotarmos este sistema, estamos colocando para nós e para nossos clientes um novo modelo de gestão de negócios que leva em conta os impactos ambientais e sociais, além das questões econômicas”, finaliza Edgar Malta.

Sobre a Terphane

Desde a sua fundação em 1976, a Terphane concentra-se no desenvolvimento de tecnologias e processos de fabricação de filmes especiais de poliéster biorientado (BOPET). Sua equipe possui ampla experiência e conhecimento em produção, revestimento e metalização de filmes. A empresa se destaca ainda por uma produção verticalizada que vai desde a resina até os filmes especiais. Esta característica garante um desempenho único aos filmes da Terphane e a coloca como líder de mercado na América Latina e um importante player global. A Terphane faz parte do grupo industrial norte-americano Tredegar.

 

Informação para a imprensa:

Liliam Benzi

ldbcom@uol.com.br

Fone: (11) 99989-1597

Skype: liliambenzi

Linkedin: Liliam Benzi

Facebook: linkedin.com/in/liliam-benzi-870b771a



Download
Terphane | Filmes de Poliéster

LIDER NA FABRICAÇÃODE FILMES ESPECIAIS DE POLIÉSTER

entre em contato conosco para mais informações