Rack plástico

Vamos repensar o uso dos sistemas de movimentação interna e de transporte de materiais de embalagem?

#logísticareversa #rackplástico #rackretornável #filmedepoliéster #segurançaalimentar #terphane #embalagem #packaging #envase #empaque

*Edgar Malta é Gerente de Supply Chain na Terphane

Recentemente aqui na Terphane tivemos que enfrentar um desafio. Um grande cliente da área de alimentos indicou que os tradicionais paletes de madeira não seriam mais aceitos em sua operação. O motivo principal: evitar riscos de contaminação do ambiente fabril e dos produtos por insetos, fungos, etc e outros resíduos que poderiam estar “escondidos” na madeira. Missão dada, missão cumprida.

Depois de uma minuciosa pesquisa de mercado descobrimos a solução na forma de um rack plástico, com estrutura metálica, dobrável e retornável. De cara os testes mostraram inúmeras vantagens, mas a principal delas a manutenção da integridade das bobinas dos filmes que enviamos para os clientes. Estabilidade e possibilidade de empilhamento são outras características com impacto positivo na operação logística.

Para os clientes, o sistema ganhou mais pontos por ser totalmente limpo – higienização fácil e garantida - e otimizar a ocupação do espaço em suas fábricas. Estes racks estão alinhados ao conceito de HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point), particularmente relevante nas indústrias de alimentos.

A operação em si também tem se mostrado bastante simples: o rack de uma entrega é retirado vazio na próxima entrega. Desmontá-lo é igualmente fácil e feito sem prejuízo dentro da operação do próprio cliente. Mas o mais fascinante é o número de idas e vindas: o mesmo rack pode ser reutilizado 400 vezes, sem qualquer prejuízo em sua estrutura ou comprometimento de sua funcionalidade. Bingo, uma solução de otimização logística e apelo sustentável: sem corte de árvores, com garantia de segurança alimentar e higiene, e retornável.

Outra conquista foi saber que a Terphane é a primeira empresa no Brasil a adotar uma solução logística deste calibre na área de filmes para embalagem. Uma solução que ajuda a reduzir a pegada de carbono, contribuindo para o desempenho sustentável da cadeia de valor de embalagem. A adoção do sistema reflete ainda o entendimento de que as necessidades dos clientes devem ser atendidas com eficiência e, sempre que possível, indo além e agregando valor ao seu produto, à sua marca e ao negócio como um todo.

É sabido que o gerenciamento da movimentação de embalagens retornáveis é uma grande oportunidade de negócio na Cadeia de Abastecimento, especialmente porque é possível compartilhar os benefícios de um investimento, viabilizando todo o sistema.

Sem contar que este modelo adotado pela Terphane vai de encontro à Logística Reversa. Um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos pós-consumo – neste caso, consumo industrial - e seu retorno ao ponto de origem. Todo o processo gira em torno da recuperação do valor. Ao adotarmos este sistema, estamos colocando para nós mesmos e para nossos clientes um novo modelo de gestão de negócios que leva em conta os impactos ambientais e sociais, além das questões econômicas.



Download
Terphane | Filmes de Poliéster

LIDER NA FABRICAÇÃODE FILMES ESPECIAIS DE POLIÉSTER

entre em contato conosco para mais informações